Ajuda
Atualização: 11/06/2024 13:47
Navegadores de Internet recomendados:
- Internet Explorer: versão 8.0 ou superior
- Mozilla Firefox: versão 12.0 ou superior
- Google Chrome: versão 19.0 ou superior
Pesquisa por Acórdãos
Visão Geral
1. Espelho do acórdão
A consulta à Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais apresenta os acórdãos por meio de espelho com as seguintes informações:
- Classe processual
- Número do processo padrão TJMG e da numeração única do CNJ
- Nome do relator do acórdão
- Nome do relator para o acórdão (em caso de o relator originário ter prolatado voto vencido)
- Órgão julgador
- Comarca de origem
- Data de julgamento
- Data de publicação da súmula (refere-se à data da publicação no DJ ou DJe do resultado do julgamento no TJMG)
- Súmula
- Divulgação
- Ementa
- Inteiro Teor (apresenta-se inicialmente colapsado, porém através do ícone "+" pode ser visualizado integralmente)
Os campos a seguir estão disponibilizados apenas nos espelhos dos acórdãos indexados (previamente tratados):
- Indexação (cadastramento de vocábulos jurídicos e não jurídicos correspondentes à temática abordada no acórdão para fins de recuperação)
- Notas (informações peculiares constantes do acórdão)
- Referência legislativa (legislação abordada no acórdão)
- Referência jurisprudencial (acórdãos, súmulas e veículos de publicação de decisões citadas no acórdão)
- Processos relacionados / acórdãos no mesmo sentido (processos ligados ao processo principal / acórdãos que cuidam da mesma matéria tratada no processo principal, com igual enfoque e decisão)
2. Tipos de pesquisa
O sistema de consulta à Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais disponibiliza os seguintes tipos de pesquisa:
- Pesquisa por número
- Pesquisa livre – por palavras
- Órgão julgador
- Relator
- Data de publicação
- Data de julgamento
- Referência legislativa
3. Ementa sem formatação
Ferramenta que permite ao consulente copiar, diretamente para seu documento de trabalho, a ementa, o número do processo,
o nome do Desembargador Relator, a Câmara de tramitação e as datas de julgamento do processo e de publicação da súmula, conferindo maior agilidade à confecção das peças processuais.
Ao fazer a pesquisa, escolha a ementa, clique no processo correspondente e, ao abrir a tela do espelho do acórdão,
clique no ícone em vermelho EMENTA SEM FORMATAÇÃO.
Uma vez selecionada esta opção, o sistema abre uma janela, fornecendo ao usuário
a ementa sem formatação conforme exemplo abaixo:
Como pesquisar
1. Pesquisa por número de processo
O sistema disponibiliza uma opção de consulta por número do processo, destacada das demais, com o objetivo de permitir o acesso direto ao(s) acórdão(s) de um processo cujo número é conhecido.
A estrutura criada para essa opção de pesquisa possibilita ao usuário informar o número do processo independentemente da formatação, ou seja, o sistema considera números contendo ou não caracteres de separação lógica (exemplos: "." (ponto) e "-" (hífen)). O usuário pode utilizar-se do padrão de numeração tradicional do TJMG, bem como da numeração única do Conselho Nacional de Justiça, instituída pela Resolução nº 65/2008.
2. Pesquisa livre - por palavras
-
A consulta de jurisprudência, utilizando-se a pesquisa por palavras, pode ser feita por meio da pesquisa em EMENTA ou em INTEIRO TEOR do acórdão.
- Pesquisa em Ementa: é a pesquisa padrão do sistema, que se encontra pré-selecionada. Com a utilização deste filtro, o sistema recupera os acórdãos que contenham as palavras nos campos ementa, indexação/palavras de resgate (palavras-chave, de relevância jurídica, contidas no julgado) e notas (informações relevantes constantes do acórdão). Tem por objetivo proporcionar ao consulente um resultado mais célere e preciso da jurisprudência deste Tribunal.
- Pesquisa em Inteiro Teor: com este critério de pesquisa, o sistema fará uma busca em todo o conteúdo do acórdão. Apesar de apresentar como resultado um número maior de acórdãos, em comparação com a pesquisa por ementa, pode recuperar muitos acórdãos que não tratem efetivamente do tema pesquisado.
- Ao manter a pesquisa por ordem de Data de Publicação, são apresentados, inicialmente, os acórdãos mais recentes, por ordem decrescente de publicação.
- Caso a pesquisa seja ordenada por Precisão, primeiramente são disponibilizados os acórdãos previamente tratados, ou seja, aqueles em que são preenchidos os campos Indexação/Palavras de Resgate, Notas, Referência Legislativa e/ou Referência Jurisprudencial e, logo após, os espelhos dos acórdãos não tratados.
- A pesquisa por Termos Relacionados, uma vez marcada esta opção juntamente com a pesquisa por ementa, possibilita o acesso aos acórdãos que contenham vocábulos diversos do pesquisado, mas que com ele mantenham relação de equivalência (termos variantes). Por exemplo, ao se pesquisar pelo verbete “cônjuge”, o sistema fornece documentos que apresentem também os vocábulos “marido”, “mulher”, “esposa”, os quais aparecem destacados.
- Letras maiúsculas e minúsculas, acentos e cedilhas são desconsiderados. Exemplo: Coração = coracao = CorAçãO = CORACAO ou coração.
- Não devem ser utilizados caracteres especiais ', `, @, #, %, &, *, etc.
2.a. Pesquisa simples
Podem ser digitadas uma ou mais palavras-chave ou uma expressão/frase entre aspas no campo livre.
Exemplos: indenização, dano estético, "cirurgia plástica", "conflito de competência", "doença ocupacional", "escola pública" "porte de arma".
Notas:
- Para otimizar a pesquisa, as preposições e os artigos O(s) e A(s) não são considerados pelo sistema.
Assim, ao pesquisar por conflito de competência, por exemplo, o sistema pesquisa somente pelas palavras conflito e competência, exceto se a expressão estiver entre aspas, caso em que não é desconsiderada nenhuma palavra.
- O sistema recupera automaticamente por possíveis plurais de termos ou expressões pesquisadas, desde que essas sejam compostas por até duas palavras. Ao pesquisar, por exemplo, por dano moral, o sistema pesquisa também por danos morais.
- A "Pesquisa Simples", por padrão, funciona de forma equivalente ao conectivo "E", ou seja, quando se pesquisa mais de uma palavra, o sistema busca por acórdãos em que haja a ocorrência de todas as palavras informadas. Ao pesquisar por - abalroamento veículo acidente -, por exemplo, implicitamente, o sistema busca por abalroamento E veículo E acidente.
- Caso o usuário deseje utilizar o "E", "OU" e "NAO" 4. deve fazê-lo através dos conectivos apresentados na página de pesquisa.
Por exemplo, na pesquisa simples, se o usuário utiliza medicamento OU "problema cardíaco", o resultado retornado será medicamento E "problema cardíaco". Por isso, recomenda-se a não digitação na "Pesquisa Simples" dos conectivos "E", "OU" e "NAO"
2.b. Pesquisa com a utilização de conectivos
Para melhor desempenho da pesquisa, o usuário pode utilizar-se dos seguintes conectivos:
CONECTIVOS
|
CONECTIVOS
|
OBJETIVO
|
EXEMPLOS
|
E
|
Retorna os acórdãos que contenham todas as palavras informadas.
|
honorários E compensação
|
OU
|
Retorna os acórdãos que contenham qualquer uma das palavras informadas.
|
seguro obrigatório OU DPVAT
|
NAO
|
Exclui determinado termo da pesquisa.
|
usucapião NAO extraordinária
|
$
|
Localiza julgados usando termos a partir de um mesmo radical. Neste caso, recupera-se todos os julgados em que apareça o radical com qualquer prefixo ou sufixo.
|
$legal$ $constituciona$
|
Nota: Não haverá pesquisa por termos relacionados quando forem utilizados os conectivos OU, NAO ou $.
3.Órgão julgador
O sistema apresenta uma lista de todos os órgãos julgadores do TJMG.
4.Relator
Esse campo disponibiliza uma relação de todos os relatores de acórdãos, em atividade ou não.
5.Data de publicação
O preenchimento desse campo permite a pesquisa por data de publicação do acórdão no DJ ou DJe, conforme a data. É necessário que se preencha, pelo menos, um dos seguintes campos: palavras, órgão julgador ou relator.
6.Data de julgamento
O sistema possibilita a pesquisa por data de julgamento do acórdão, desde que seja preenchido, pelo menos, um dos campos a seguir: palavras, órgão julgador ou relator.
7.Pesquisa por referência legislativa
Nesse campo, é possível a realização de pesquisa por legislação utilizada nos acórdãos indexados, desde que constante dos respectivos espelhos. Para acessar a tabela de legislação, basta clicar na imagem da lupa .
Caso o usuário deseje buscar por norma legal não cadastrada (e que por isso não integra a tabela de legislação), é possível pesquisá-la em campo próprio, conforme exemplo abaixo:
* Para referência legislativa não cadastrada, utilize o campo abaixo.
Contato: cojur@tjmg.jus.br
|